No Natal (do latim, nātālis) de 2009 dei de presente para o senhor MM um livro: "O Livro da Cerveja" (Tim Hampson, Ed. Nova Fronteira).
São mais de 1.700 cervejas do mundo todo, organizadas por país. Melhor de tudo: com diversos roteiros de viagem que tem como referência as cervejarias, pubs e bares cuja cerveja é destaque.
O livro é lindo, como fotos excelentes, super bem acabado (no nosso caso está acabado mesmo, depois de um tombo em Bamberg - Alemanha). Eu nunca imaginei que esse livro ia me levar tão longe...
Pois então. Os roteiros de cerveja começaram a inspirar nossa viagem de férias. E o ano de 2011 trouxe com ele a comemoração dos 40 anos do MM e o desejo de comemorar essa data em Praga. Foi então que no dia 19/04/2011 estávamos nós, em Praga, livro debaixo do braço, página aberta no roteiro da cidade, sentadinhos num bar na praça central para dar a largada.
The book is on the table |
Mas quero falar aqui do nosso roteiro da cerveja. Dicas de pontos turísticos na cidade há aos milhares na internet, né não?
O livro e a Praça |
Ponto 2: U Pinkasu. Endereço: Jungmannovo nám, 16/15 (http://www.upinkasu.cz). Foi o primeiro restaurante em Praga a servir a Pilsner Urquell, em 1843. A melhor pedida no nosso roteiro cervejeiro.
Ponto 3: Novomestský Pivovar. Endereço: Vodickova, 20 (http://www.npivovar.cz). Aqui resolvemos experimentar todas as cervejar disponíveis, num kit de degustação. Argh! Tô fora: cerveja de banana? caramelo? Fique no tradicional, eu sugiro. Mas o local é interessante com imensos barris de cerveja decorando e você ainda pode dar uma olhada na fábrica deles no subsolo.
Novomestský Pivovar Fonte:http://www.npivovar.cz |
Degustação |
Mais livro, mais comida, mais cerveja... |
Ponto 5: U Fleku. Endereço: Kremencova 11.(http://de.ufleku.cz/). Segundo nosso livro, a produção de cerveja aqui teve início em 1499 e tem a fama de ser o mais antigo bar do mundo a produzir sua própria cerveja. Provamos a cerveja da casa: Flekovsky Tmavy. São 500 anos de produção de cerveja! Não é pouca coisa, não... Esse foi outro ponto alto do roteiro, com música típica, muita animação. Para completar, quando mostramos nosso livro com a foto da cervejaria, os garçons enlouqueceram e sairam mostrando a todos a foto, super felizes de terem tamanho reconhecimento... Carimbaram nosso livro e tudo. Inesquecível!
O livro, data e hora no U Fleku |
Ponto 6: U Zlatého Tygra. Endereço: Husava 17. (http://www.uzlatehotygra.cz). Esse que deveria ser a segunda parada, acabou indo para o final, pois na hora que passamos lá ainda estava fechado. Chegamos e estava simplesmente LOTADO! Não tinha lugar nem para ficar de pé, quanto mais sentado. O garçom mal humorado disse que não podia servir a gente e foi como um balde de água fria... mas veio logo outro bonzinho e deu um jeito de nos atender... O lugar é cheio de locais, embora tenha fama de ter atendido até o Bill Clinton. Dizem que tem uma das melhores cervejas de Praga. Procede, MM?
Prazdroj Pivo (do tcheco.... sei lá...rs) |
Ponto 7: U Medvídku. Endereço: Perstýne 7. (http://www.umedvidku.cz/) Este não estava no roteiro original, mas fizemos questão de visitar. É um dos maiores pubs de Praga e é o local onde funcionou o primeiro cabaré da cidade. A cerveja: Oldgott. Para fechar com chave de outro esse dia de pura diversão.
Diversão: do Latim, divertere - voltar-se em outra direção. Para um lugar longe das preocupações. E isso a gente fez muito bem.
Muito bom! Que saudade
ResponderExcluir