sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Do latim, cerevĭsĭa

De acordo com a Wikipédia a cerveja: "é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada, e acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas a serem desenvolvidas pelo ser humano". Para mim, foi a responsável por uma das melhores viagens da minha vida até hoje. Expliquemos.


No Natal (do latim, nātālis) de 2009 dei de presente para o senhor MM um livro: "O Livro da Cerveja" (Tim Hampson, Ed. Nova Fronteira).
São mais de 1.700 cervejas do mundo todo, organizadas por país. Melhor de tudo: com diversos roteiros de viagem que tem como referência as cervejarias, pubs e bares cuja cerveja é destaque.
O livro é lindo, como fotos excelentes, super bem acabado (no nosso caso está acabado mesmo, depois de um tombo em Bamberg - Alemanha). Eu nunca imaginei que esse livro ia me levar tão longe...


Pois então. Os roteiros de cerveja começaram a inspirar nossa viagem de férias. E o ano de 2011 trouxe com ele a comemoração dos 40 anos do MM e o desejo de comemorar essa data em Praga. Foi então que no dia 19/04/2011 estávamos nós, em Praga, livro debaixo do braço, página aberta no roteiro da cidade, sentadinhos num bar na praça central para dar a largada.


The book is on the table
Praga, localizada na República Tcheca(em checoČeská republika) é simplesmente en-can-ta-do-ra. Fica difícil escolher o que é mais bacana. O burburinho da Praça Central a qualquer hora do dia ou da noite, a ponte Charles, o Castelo de Praga, o museu do Kafka, sei lá. Foi na Republica Tcheca que foi produzida pela primeira vez a cerveja pilsen (do tcheco, pilsner) - na cidade de Plzeñ, em meados do século XIX. De acordo com o Livro da Cerveja: "Um jovem cervejeiro chamado Josef Groll apresentou à nação tcheca sua primeira cerveja pilsner em 04 de outubro de 1842." (p. 235)


Mas quero falar aqui do nosso roteiro da cerveja. Dicas de pontos turísticos na cidade há aos milhares na internet, né não?
O livro e a Praça
Ponto 1: Praça da Cidade Velha (em Tcheco, Staromestské námestí). Não há como não apreciar o relógio astronômico, sentada em um dos bares). Tomamos, como não podia deixar de ser, uma Pilsner Urquell. http://www.pilsnerurquell.com)




Ponto 2: U Pinkasu. Endereço: Jungmannovo nám, 16/15 (http://www.upinkasu.cz). Foi o primeiro restaurante em Praga a servir a Pilsner Urquell, em 1843. A melhor pedida no nosso roteiro cervejeiro. 






Ponto 3: Novomestský Pivovar. Endereço: Vodickova, 20 (http://www.npivovar.cz). Aqui resolvemos experimentar todas as cervejar disponíveis, num kit de degustação. Argh! Tô fora: cerveja de banana? caramelo? Fique no tradicional, eu sugiro. Mas o local é interessante com imensos barris de cerveja decorando e você ainda pode dar uma olhada na fábrica deles no subsolo.


Novomestský Pivovar
Fonte:http://www.npivovar.cz 
Degustação
Ponto 4: Pivodum. Endereço: Jecná/Lipová 15. Delicia de lugar! Tomei uma cerveja de champagne (Samp), bem mulherzinha. Tem cervejas bem tradionais também. Tem a opção de degustação de cervejas (café, cereja, banana...) mas dessa vez, passamos.




Mais livro, mais comida, mais cerveja...




Ponto 5: U Fleku. Endereço: Kremencova 11.(http://de.ufleku.cz/). Segundo nosso livro, a produção de cerveja aqui teve início em 1499 e tem a fama de ser o mais antigo bar do mundo a produzir sua própria cerveja. Provamos a cerveja da casa: Flekovsky Tmavy. São 500 anos de produção de cerveja! Não é pouca coisa, não... Esse foi outro ponto alto do roteiro, com música típica, muita animação. Para completar, quando mostramos nosso livro com a foto da cervejaria, os garçons enlouqueceram e sairam mostrando a todos a foto, super felizes de terem tamanho reconhecimento... Carimbaram nosso livro e tudo. Inesquecível!






O livro, data e hora no U Fleku


Ponto 6: U Zlatého Tygra. Endereço: Husava 17. (http://www.uzlatehotygra.cz). Esse que deveria ser a segunda parada, acabou indo para o final, pois na hora que passamos lá ainda estava fechado. Chegamos e estava simplesmente LOTADO! Não tinha lugar nem para ficar de pé, quanto mais sentado. O garçom mal humorado disse que não podia servir a gente e foi como um balde de água fria... mas veio logo outro bonzinho e deu um jeito de nos atender... O lugar é cheio de locais, embora tenha fama de ter atendido até o Bill Clinton. Dizem que tem uma das melhores cervejas de Praga. Procede, MM?


  


Prazdroj Pivo (do tcheco.... sei lá...rs)




Ponto 7: U Medvídku. Endereço: Perstýne 7. (http://www.umedvidku.cz/) Este não estava no roteiro original, mas fizemos questão de visitar. É um dos maiores pubs de Praga e é o local onde funcionou o primeiro cabaré da cidade. A cerveja: Oldgott. Para fechar com chave de outro esse dia de pura diversão.




Diversão: do Latim, divertere - voltar-se em outra direção. Para um lugar longe das preocupações. E isso a gente fez muito bem.











Um comentário: