Semana passada finalmente me rendi a série de filmes Crepúsculo. Foi meio que ao acaso, o primeiro estava passando na tv aberta e resolvi tentar entender a razão de tanto sucesso. De fato, vários componentes tornam a estória atrativa: romantismo, suspense, ação e imortalidade juntos num pacote que faz você querer saber o que vai acontecer depois...
Mas após assistir a todos os filmes da Saga (sim, inclusive Amanhecer que ainda está passando nos cinemas), comecei a tentar a entender as razões para a escolha da mocinha e perceber que há mais coisas reais do que fantásticas nessa conversa - o que pode explicar a razão de tamanha identificação com a personagem. Afinal, quem de nós não achou que aquele era o Príncipe Encantado e não passava do Príncipe das Trevas? Ou então descobriu que o gato maravilhoso era somente um baita de um cachorro?
Imaginem-se no lugar de Bella. Primeiro ela conhece Edward: um gato misterioso que não dá papo para ninguém. Vai para a escola num mega Volvo (e ele só tem 17 anos!), mora numa casa cinematográfica e, de repente começa a se interessar por ela! Além de ser um espetáculo e rico, é inteligente e é meio super-homem. Salva a vida dela logo de cara. Mas, como nem tudo é perfeito, ele é bem pálido, com cara de morto-vivo, tem a pele fria e é um vampiro! Ainda tem a família do morcego, um bando de sanguessugas! Se ela der mole, o cunhado crava seus caninos naquele sangue apetitoso.
Putz! Para as minhas amigas de plantão que já passaram ou estão passando pela busca do "homem da sua vida"... vampiro é realmente inédito! Imagina o cara te dizendo: o problema não é com você, é comigo: sou um vampiro! Ou então: eu não vou fazer nada que você não queira... e taca-lhe uma mordida na sua jugular?Fiz uma lista bem batida dos tipinhos que nós, mulheres, podemos encontrar por aí (amigas de longa data, usei algumas referências de vocês, tá?): o que tem mau hálito, dificuldades com o português, o cara que já tem namorada, que é estelionatário, que mora em cafofo no subúrbio, que não tem profissão definida, é louco, tem aversão a compromisso, toma remédio controlado, mora com a mãe aos 40 anos de idade... A lista é longa e variada, mas vampiro???? Coitada dessa menina...
Aí tudo bem, o segundo carinha mais gato da parada, um moreno de parar o trânsito, com aqueles bíceps que você pediu a Deus e aquela barriga de tanquinho, começa a se interessar por você. O carinha é um fofo, gentil, boa família, sangue quente. Mas o cara é pobre (mora num casebre no meio da floresta), anda para lá e para cá com um bando de outros caras, sempre sem camisa e desalço. Ok, aquele corpão é para ser visto, mas não dá para andar decentemente vestido? E para completar, você descobre que o cara é lobisomem? Peraí! É muita coisa para uma mulher só! Aparecem dois ao mesmo tempo na sua vida: um é sanguessuga e o outro vira bicho quando está com raiva? Comecei realmente a ter pena da Bella. Mas não terminou por aí.
Coisas da vida, ela preferiu o vampirinho (ainda estou tentando entender a razão). Aí, eles dois são adolescentes, ela cheia de amor para dar e o cara não quer nem dar um beijinho? Pelamordedeus! De onde essa menina veio? Eu já ia achar que tem alguma coisa errada, depois de estarem saindo junto há um tempão, o cara regulando o tempo todo. Ah! Deve ter mau hálito ou então é gay mesmo e ainda não teve coragem de assumir. Eu já teria dado linha nessa pipa. Mas a menina continua insistindo. Para fechar o caixão (sem trocadilhos), no último filme, eles casam, viajam para uma ilha paradisíaca e finalmente o casamento é consumado, se é que vocês me entendem. Os dois ficam 15 (QUINZE) dias na ilha e só rola 2 vezes! No resto do tempo eles ficam jogando xadrez!!! I beg your pardon? Xadrez? Essa menina realmente tem problemas de auto-estima e uma carência gigantesca para se meter nessa encrenca. Ok, esse filme a gente já viu... Ou então, está interessada na grana do rapaz. Mas o problema é que o cara é imortal e nunca vai deixar herança nenhuma para ela.
Sei não, ainda estou tentando elaborar melhor as questões desse filme, encontrar outros paralelos, mas por agora, acho que a melhor solução é transformá-lo numa versão americana de Dona Flor e seus Dois Maridos. Todo mundo ia viver feliz. Para sempre.
Ahahaha... Amiga, adorei... vou convidar você para uma coluna quinzenal lá no Maria.... Mas pô, você esqueceu de mencionar que muito recentemente o cara ainda declarou publicamente que tem alergia a... vaginas... coitada da Bella mesmo... beijos
ResponderExcluir