quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Hi-Lo gastronômico - o bacalhau

Quando a gente pensa em um lugar alto nível no Rio de Janeiro, a gente pensa Leblon ou Ipanema. E olhe lá. Mas, em se tratando de gastronomia, as coisas não são necessariamente tão óbvias assim.

Falemos do meu prato nada predileto: o bacalhau. Já disse aqui que esse está longe de ser um item da culinária que mais aprecio. Mas como este prato possui muitos amantes, decidi falar aqui sobre três lugares no Rio de Janeiro que valem a visita. E eles não ficam em bairros nada high level na cidade: Lapa, São Cristóvão e Benfica.

Na Lapa, o famoso bolinho de bacalhau do Nova Capela (já falei dele aqui) é tradição para os boêmios . Com um azeitinho no capricho e bacalhau de verdade, sem enganação, sem batatalhau. Para rebater uma noitada de birita, pode ser o aperitivo seguido de uma canja ou um belo de um carneiro com arroz de brocolis. Sem errada.

Em São Cristóvão, o famosíssimo Adegão Português. Sem brincadeira, é o melhor bacalhau que já comi na minha vida! Realmente, considero que é o lugar em que esse prato mais agradou meu paladar. Apesar de ser em São Cristóvão, não é baratinho. Mas vale demais a visita e a viagem caso você more longe. BTW, descobri recentemente que também tem filial na Barra da Tijuca.

Por último, o famoso Adonis. No dia de nossa ida para conhecer o famoso bacalhau, demos um passeio por São Cristóvão (São Januário, meu caldeirão!) e depois fomos na Cadeg comprar umas flores. Finalmente, encerramos a programação na zona norte nos empapuçando de bacalhau com azeite.  Esse é o típico Hi-Lo:  boteco da zona norte, cerveja de garrafa, guardanapos de papel sujando o chão, chevelho passando na porta com o rádio a toda e comida da melhor qualidade na mesa. Precisa de mais?

"Se for dirigir, não beba. Se for beber, me encontre no Adonis!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário