sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Entre Tapas

Eu já fui a Fernando de Noronha. Nem é preciso dizer o que é aquilo...o paraíso na terra! Antes de conhecer a ilha, todo mundo avisava: "Você tem que conhecer PRIMEIRO Natal. Depois parta para Noronha. Se você inverter a ordem, tudo que vem depois vai parecer sem graça - o que não é verdade!".

Pois ontem fomos no Entre Tapas, em Botafogo. E o bar, super charmosinho que fica na Rua Conde de Irajá virou Natal. Não que ele não seja aconchegante, os petiscos não sejam gostosos, etc. Mas depois do Venga, meu referencial mudou.
Várias coisas estão no cardápio de ambas. A Água de Valência, por exemplo. Uma delícia! Mas não ganhou do Venga.
Mas ok, peraí. Vou tentar esquecer da minha experiência anterior e tentar filtrar o que achei muito bom aqui.

Para começar o atendimento é show de bola! Super atenciosos e rápidos. Tem uma mesa altona que é compartilhada entre vários desconhecidos e que é bem bacana. A decoração é simples mas bem legal, com quadros negros nas paredes com as sugestões de cardápio escritas com giz.
O único porém ficou por conta do calor: um garçom informou que uma das mesas solicitou que ele fosse desligado, e assim foi feito. Dá para entender? UMA mesa está com frio e todo o restaurante tem que ficar no calorzão desse Rio de meu Deus? Mega furo, na minha opinião.

Ah! E os petiscos... O que provamos: para começar tomei um Gazpacho Andaluz (sopa fria de tomate, pepino, crouton e crocante de jamon). Muito boa! Deu vontade de tentar fazer a receita em casa... O croquete de bacalhau (foto) não chega aos pés do servido no Venga! e não achei uma boa pedida... ainda mais para mim que não sou nem um pouco chegada em bacalhau (com raríssimas exceções). Depois provei um camarão delicioso! Chamado Gambas com Tomatitos (foto). Super aprovado.


Broquetas de bacalao, para os íntimos

Gambas com Tomatitos
Favas contadas
Fechei a noite em alto estilo: às favas com a dieta! Há muito tempo não uso essa expressão, mas não tinha escapatória aqui... Aliás, tem outra expressão que nem lembrava mais: "São favas contadas". Fui pesquisar e descobri a origem dessas expressões (ver no fim deste post). Voltando as favas com poder nutritivo (rs)... acho que foi a melhor pedida da noite, acompanhada por um espumante bem geladinho. Ai, ai, ai. Muito bom. Só a descrição já dá água na boca: favas salteadas com cebola em brunoise, azeite aromatizado de alho e jámon serrano espanhol...

No final das contas, Natal não é Fernando de Noronha mas é muito bom. Entre Tapas não é o Venga! mas me diverti muito, experimentei novos quitutes, bebidinhas gostosas e curti meu maridão numa noite pós-trabalho. Nada mal, não?

ORIGEM DA EXPRESSAO "MANDAR AS FAVAS"!!!

"Segundo Câmara Cascudo, antigamente, votava-se com as favas brancas e pretas, significando sim ou não. Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava, na urna. Depois vinha a apuração pela contagem dos grãos, sendo que quem tivesse o maior número de favas brancas estaria eleito." Daí vem expressões como "favas contadas" (negócio certo) e "mandar as favas" (parar de discutir e mandar a julgamento, a pleito, a votação, mas que depois tomou tom pejorativoe significou mandar a mer..enfim) - fonte: http://drfravio.blogspot.com/2009/09/origem-da-expressao-mandar-as-favas.html




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O mundo perde uma grande dentista para ganhar uma excelente jornalista!
    Parabéns pelo blog Renata!
    Abs

    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Hehehehe! O mundo já perdeu essa dentista aqui há dez anos! Mas o que sou ainda estou descobrindo... Valeu pela leitura! Vamos compartilhar nesse verão umas saídas que virão para o blog nesse verão, com certeza!

    ResponderExcluir